Cidadão Honorário

Câmara de Florestópolis outorga título de cidadão honorário ao Senhor João da Fonseca Broca
Na tarde desta sexta-feira, 10 de junho, a Câmara Municipal de Florestópolis/PR, realizou uma Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Honorário ao senhor João da Fonseca Broca, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Florestópolis/PR.
A solenidade teve início com a composição da mesa onde fizeram-se presentes; o homenageado e família, o presidente da Câmara Ayrton Capassi, o vereador Silvio Jorge de Oliveira (Biba), a vereadora Val, o Subtenente Adriano Esteves Ferreira, o ex-vereador José Antônio Moraes, o Pastor Samuel e o prefeito Nicinho.
O ex-vereador José Antônio Moraes, propositor do Decreto Legislativo n° 06/2020. Devidamente aprovado pela Câmara Municipal, conferindo o Título de Cidadão Honorário ao senhor João da Fonseca Broca, fez uso da palavra onde contou a biografia do homenageado…
João da Fonseca Broca chegou neste lugar em 1944 com apenas 16 anos de idade, quando ainda não existia a cidade de Florestópolis, juntamente com seu avô José da Fonseca Broca (Broquinha) e seu pai Sebastião da Fonseca Broca.
Na ocasião abriram a fazenda do Regalo a qual iniciava da água do Rio Capim até a água do Rio do Tenente que faz divisa com o município de Centenário do Sul.
Em 1947 João e seu pai Sebastião, abriram o 1º posto de gasolina da cidade de Florestópolis/PR. Em 1.950 casou-se com Sebastiana Coutinho Broca Em 1.964 tornou-se Vice-prefeito por 02 mandatos, um com com o prefeito José Ribeiro Rosa e outro com o prefeito Nicanor Ravagnani. Em 1.967 adquiriu uma pequena serraria, a Pica-Pau, localizada no mesmo endereço até hoje e que se tornou uma grande serraria que chegou a ter 50 funcionários.
Destaca-se ainda que, João da Fonseca Broca de membro da Igreja Presbiteriana Independente se tornou presbítero por muitos anos, trabalhando na caridade e assistência social em prol dos moradores de Florestópolis/PR.
“Hoje tive a grata satisfação de juntamente com o presidente da câmara de vereadores Airton Capassi, Biba, Val e José Moraes participar da entrega do Título de Cidadão HONORÁRIO de Florestópolis ao Sr. JOÃO BROCA.
Foi uma honra participar desta cerimônia que aconteceu na residência do Sr. João Broca acompanhado de seus Familiares e amigos.
Sr. João Broca aos seus 93 anos de vida, um dos fundadores e pioneiro de Florestópolis que fixou residência em nossa cidade, 6 anos antes mesmo de Florestópolis ser emancipada quando ainda aqui se chamava patrimônio São João, sendo por 2 vezes vice prefeito na história política.
História de um verdadeiro pioneiro onde hoje foi escrito mais um capítulo no livro da vida do Sr. João Broca… Deus abençoe a todos! Frisou o prefeito Nicinho.
Com a palavra o presidente, fez o pronunciamento antes do encerramento.
“Nesta ocasião não poderíamos deixar de demonstrar nosso
carinho a esposa do Homenageado, a Senhora SEBASTIANA COUTINHO BROCA, pois com certeza ela faz parte dessa história tão marcante, sendo assim convido as Excelentíssimas Vereadoras Valdete para fazer a entrega de uma
Orquídea à ilustríssima senhora SEBASTIANA”. Concluiu o presidente da Câmara Ayrton Capassi.
A entrega da placa de Título de Cidadão Honorário de Florestópolis ao Sr. JOÃO DA FONSECA BROCA, foi realizada pelo representante do Legislativo, o Presidente da Câmara Ayrton Capassi e pelo representante do Executivo, o prefeito Nicinho.

 Sessão  Solene

Autor da matéria; Jornal Folha Regional