Inicial / Notícias / Nota de Pesar – Doutor Afonso

Nota de Pesar – Doutor Afonso

O Presidente da Câmara Municipal de Florestópolis, vereador Sérgio Rizzo, em nome de todos os vereadores e funcionários desta Casa, vem expressar todo sentimento de pesar pelo falecimento do ex-vereador e médico municipal, Afonso Murad Filho, que faleceu no dia 24 de outubro (quarta-feira).

Sua partida representa uma grande perda para a história de Florestópolis, não só pelo exemplo de vida, enquanto cidadão e pai de família, mas, por tudo que ele representou durante décadas, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, ao longo de 42 anos de atuação como médico e cofundador da Pastoral da Criança em nossa cidade.

Afonso Murad Filho

Nasceu em Vitória – ES em 09 de março de 1947, filho de Afonso Murad e Aurora Zacca Murad, mudou-se para o Rio de Janeiro após o falecimento de seu pai e lá fez o ginasial, colegial e a Escola Médica do Rio de Janeiro (Universidade Gama Filho), onde se formou em 1972, casou-se com Geisa Lacerda em 19/06/1974 e após um convite de um cunhado que morava na cidade de Arapongas, conheceu a região e logo recebeu um convite para trabalhar na cidade de Florestópolis em 1975.

Trabalhou nos sindicatos rurais de Florestópolis e Porecatu, em postos de saúde, no hospital e em sua clínica, neste período o casal tiveram dois filhos Gustavo em 20/04/1978 e Carolina em 09/03/1982.

Entrou na Pastoral da Criança através de convite feito pela Drª Zilda Arns, e com muito trabalho ajudou a desenvolver um projeto muito importante, onde através de palestras, preparação dos voluntários e parceiros, realizaram um método de saúde pública com um cuidado especial da vida humana, fazendo com que a mortalidade infantil que em 1983 era de 126 mortes por 1000 nascimentos, fosse reduzido a 28/1000 nascimentos em apenas 01 ano.

Sendo o 1º médico do mudo a trabalhar com a Pastoral da Criança, lutou junto com os voluntários para que esse projeto se consolidasse e se espalhasse pelo mundo. além disso ficou conhecido como o médico das famílias de Florestópolis, sempre atendendo com muito carinho e atenção os pacientes que o consultavam, até mesmo em horários distintos.